quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

COMO RETIRAR O RG E O QUE FAZER EM CASO DE PERDA DO DOCUMENTO.

 
 
Você sabe como tirar RG de criança?
 
É muito simples, basta comparecer numa delegacia da policia civil levando a Certidão de Nascimento original + cópia simples, 1 foto 3x4 e o seu RG para provar que é o responsável pela criança. Se a criança já possui CPF, leve também original e cópia para que o número seja colocado também na carteira de identidade. Ah! E o pequeno tem que comparecer também, para tirar as impressões digitais! =)

Quais as vantagens de tirar o RG de uma criança?
- Pela facilidade de conservação, pois a certidão de nascimento com o tempo acaba se deteriorando;
- Praticidade para levar na carteira e apresentar nas consultas médicas, viagens, etc.;
- Alguns convênios médicos exigem que a criança tenha CPF, e se você quiser abrir uma conta bancária no nome do teu filho, o banco também solicitará o CPF, então ter o RG é uma forma te ter os dados da Certidão de Nascimento e CPF num só documento.
- Apresentar o RG em viagens internacionais para os países que fazem parte do Mercosul é o suficiente, pois eles não exigem o passaporte.
- Além de poder participar dos programas assitênciais do Governo Federal.
 
 
Todos os cidadãos Brasileiros devem se conscientizar da necessidade de obter seus documentos de identificação, por meio dos quais poderão exercer plenamente a cidadania.

Os documentos essenciais para o exercício de direitos são a Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Podem obter a Carteira de Identidade (RG) todos os brasileiros natos, naturalizados ou portugueses, beneficiados pelo Estatuto da Igualdade.

O documento deve ser requerido junto ao órgão de identificação da Polícia Civil de sua cidade ou do município mais próximo.

Para isso, compareça ao órgão portanto sua Certidão de Nascimento ou de Casamento original juntamente com três fotografias recentes em tamanho 3x4.

Em caso de perda do documento poderá retirar uma SEGUNDA VIA da Carteira de Identidade, mas antes compareça a uma delegacia registre um B.O da perca do documento. Para evitar futuros transtornos com uso do seu nome. 
Não se preocupe, não há constrangimento em registrar  um B.O. apenas para perda de documentos, muitas pessoas o fazem diariamente, e boa parte das delegacias já possuem um documento editado especificamente para este
tipo de ocorrência, entitulado de “Registro de Perda de Documentos”.
Encaminhe-se a secretaria de segurança pública (SSP) da sua cidade, pois lá existe uma seção específica para a retirada de documentos de identidade. E também receberá orientações dos documentos necessários para retirar sua segunda via do RG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário